Educação

'Em Nome do Filho' vai até a escola

Será neste sábado, às 9h30min, no Salão de Atos do Colégio Marista Santa Maria, o 1º Em Nome do Filho na Escola, um projeto do Diário de Santa Maria feito sob medida para tentar ajudar pais e responsáveis na formação e desenvolvimento dos filhos. A escola que sediará a primeira edição da iniciativa está promovendo o encontro como um momento de formação para as famílias, sob coordenação da Associação dos Pais e Mestres.

Com a apresentação das colunistas Fabiana Sparremberger e Ticiana Fontana, três profissionais que trabalham com crianças e adolescentes em Santa Maria vão bater um papo sobre dois temas direcionados às famílias de alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e também do Ensino Médio.

Os temas deste sábado serão "Como manter um diálogo eficaz e efetivo com o filho que deixa a infância para entrar na complicada adolescência" e "Como os pais podem ajudar _ ou não atrapalhar _ na época das provas/concursos de final de ano".

Participarão da atividade os psicólogos que também são blogueiros do "Em Nome do Filho", Fernanda Callegari Beltrame e Patrick Ramos Camargo, e o empresário Jorge Brandão, um dos fundadores do Centro de Valorização da Vida (CVV) e que atua na prevenção de suicídio entre adolescentes.

Realidade das famílias

O Em Nome do Filho na Escola tem o objetivo de atender necessidades apontadas pela comunidade escolar, trabalhando temas direcionados à realidade das famílias atendidas pelo colégio que receberá as edições do projeto.

_ Percebemos que cada vez mais os pais e as escolas estão buscando formas de melhorar sua atuação no desenvolvimento e na formação dos filhos e alunos. E nós queremos ajudá-los nessa missão. O projeto se propõe a integrar programações pedagógicas dos colégios, atividades promovidas por associações de pais e mestres, Dia da Família, e outros momentos em que os pais costumam ir à escola para vivências que agreguem conhecimento e compartilhamento de vivências _ contam as colunistas.

Ciente da importância dos temas tratados por todos os pais e de seu papel na comunidade local, o Colégio Marista Santa Maria decidiu abrir o evento deste sábado a todas as famílias, inclusive às que não têm filhos matriculados na escola. A entrada é gratuita e não há necessidade de inscrição prévia.

_ Esta ação possibilita que escola e família enriqueçam seu conteúdo na mesma fonte, aproximando-nos cada vez mais na caminhada do desenvolvimento dos nossos estudantes. É papel da escola abrir suas portas para dialogarmos com as famílias e a comunidade sobre os problemas e as soluções dos tempos atuais _ diz o diretor da escola, Carlos Henrique Pires Sardi.

Escolas públicas e particulares interessadas em inserir a iniciativa no calendário de atividades de 2015 devem entrar em contato com o Diário. Informações no e-mail fabiana.sparremberger@diariosm.com.br e ticiana.fontana@diariosm.com.br e nos telefones (55) 3220-1852 e 3220-1870.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Se eu não estivesse de capacete, tinham me matado', diz jovem que escapou de 10 tiros em Santa Maria

Próximo

Adolescente que decepou a mão de colega foi encaminhado para o Case

Geral